segunda-feira, 26 de março de 2012

Revisão para os alunos do 7º ano I e 7º ano II

VERBOS
Verbo é a palavra que exprime um fato (geralmente uma ação, estado ou fenômeno da natureza) e localiza-o no tempo, usados também para ligar o sujeito ao predicado.

Verbos se flexionam em:
Pessoa – 1ª, 2ª, 3ª;
Tempo – Presente, pretérito, futuro...;
Modo – Indicativo, Subjuntivo, Imperativo;
Número – Singular e Plural;
Voz – Ativa, passiva, reflexiva;
Verbo é a palavra essencial para exprimir uma ideia ou apresentar um enunciado.

INDICA:Ação – Márcia corria pela escola.
Estado – Tiago estava apaixonado.
Desejo Queria muito uma escola na praia.
Fenômeno da naturezaChoveu sem parar naquele dia.

PESSOA E NÚMRO
O verbo concorda com o ser ou coisa que pratica a ação.
As pessoa são três e podem estar no singular ou no plural.
Exemplo:
Eu falo, Tu falas, Ele fala, Nós falamos, Vós falais, Eles falam.

TEMPOA flexão de tempo indica o momento em que se dá o fato expresso pelo verbo:
Presente. O fato ocorre no momento em que se fala: Ana Paula espera a filha na escola.
Pretérito (passado). O fato já ocorreu: Os alunos chegaram atrasados.
Futuro. O fato ainda vai ocorrer: Assistirei ao filme no domingo.
Tempos compostos – verbo auxiliar e um principal: Jéssica estava vindo para a escola.

MODO
Indica a maneira e a circunstancia em que o fato é descrito. São três:
Indicativo – O fato é dado como certo, real, definitivo:
Ex.: Francisco pensa de maneira errada sobre esse assunto.
Subjuntivo – O fato é apresentado de modo duvidoso, incerto, hipotético: Ex.: Não acredito que ele consiga fazer esse serviço.
Imperativo – A pessoa que fala manifesta um pedido, convite, determinação ou desejo: Ex.: Faça o que eu estou dizendo.
O imperativo pode ser positivo ou negativo:
Chegue na hora./Não perca a condução.

FORMAS NOMINAIS
Existem formas verbais que podem desempenhar a função de substantivos, adjetivos e advérbios (nomes) em determinadas situações.

São:
O infinitivo – Havia muito para fazer.
O gerúndio – O verão está chegando.
O particípioEncerrado o espetáculo, todos saíram.
LOCUÇÃO VERBAL é a expressão verbal composta por dois ou mais verbos, ligados ou não por preposição.



 

Tempos Verbais


Modo Indicativo
Presente

1ª Conjugação: Falar
2ª Conjugação: Comer
3ª Conjugação: Cumprir
Eu falo
Eu como
Eu cumpro
Tu falas
Tu comes
Tu cumpres
Ele Fala
Ele come
Ele cumpre
Nós falamos
Nós comemos
Nós cumprimos
Vós Falais
Vós comeis
Vós Cumpris
Eles Falam
Eles comem
Eles Cumprem


Pretérito Perfeito

1ª Conjugação: Falar
2ª Conjugação: Comer
3ª Conjugação: Cumprir
Eu falei
Eu comi
Eu cumpri
Tu falaste
Tu comeste
Tu cumpriste
Ele Falou
Ele comeu
Ele cumpriu
Nós falamos
Nós comemos
Nós cumprimos
Vós Falastes
Vós comestes
Vós Cumpristes
Eles Falaram
Eles comeram
Eles Cumpriram


Pretérito Imperfeito do indicativo

1ª Conjugação: Falar
2ª Conjugação: Comer
3ª Conjugação: Cumprir
Eu falava
Eu comia
Eu cumpria
Tu falavas
Tu comias
Tu cumprias
Ele Falava
Ele comia
Ele cumpria
Nós falávamos
Nós comíamos
Nós cumpríamos
Vós Faláveis
Vós comí­eis
Vós Cumprí­eis
Eles Falavam
Eles comiam
Eles Cumpriam





Pretérito mais-que-perfeito do indicativo

1ª Conjugação: Falar
2ª Conjugação: Comer
3ª Conjugação: Cumprir
Eu falara
Eu comera
Eu cumprira
Tu falaras
Tu comeras
Tu cumpriras
Ele Falara
Ele comera
Ele cumprira
Nós faláramos
Nós comêramos
Nós cumpríramos
Vós Falareis
Vós comereis
Vós Cumprireis
Eles Falaram
Eles comeram
Eles Cumpriram


Futuro do presente do indicativo

1ª Conjugação: Falar
2ª Conjugação: Comer
3ª Conjugação: Cumprir
Eu falarei
Eu comerei
Eu cumprirei
Tu falarás
Tu comerás
Tu cumprirás
Ele Falará
Ele comerá
Ele cumprirá
Nós falaremos
Nós comeremos
Nós cumpriremos
Vós Falareis
Vós comereis
Vós Cumprireis
Eles Falarão
Eles comerão
Eles Cumprirão


Futuro do pretérito do indicativo

1ª Conjugação: Falar
2ª Conjugação: Comer
3ª Conjugação: Cumprir
Eu falaria
Eu comeria
Eu cumpriria
Tu falarias
Tu comerias
Tu cumpririas
Ele Falaria
Ele comeria
Ele cumpriria
Nós falaríamos
Nós comeríamos
Nós cumpriríamos
Vós Falaríeis
Vós comerí­eis
Vós Cumprirí­eis
Eles Falariam
Eles comeriam
Eles Cumpririam

Modo Subjuntivo
Presente do Subjuntivo

1ª Conjugação: Falar
2ª Conjugação: Comer
3ª Conjugação: Cumprir
Eu Fale
Eu coma
Eu cumpra
Tu Fales
Tu comas
Tu cumpras
Ele Fale
Ele coma
Ele cumpra
Nós falemos
Nós comamos
Nós cumpramos
Vós Faleis
Vós comais
Vós Cumprais
Eles Falem
Eles comam
Eles Cumpram

Pretérito imperfeito do subjuntivo

1ª Conjugação: Falar
2ª Conjugação: Comer
3ª Conjugação: Cumprir
Eu falasse
Eu comesse
Eu cumprisse
Tu falasses
Tu comesses
Tu cumprisses
Ele Falasse
Ele comesse
Ele cumprisse
Nós falássemos
Nós comêssemos
Nós cumpríssemos
Vós Falásseis
Vós comêsseis
Vós Cumprísseis
Eles Falassem
Eles comessem
Eles Cumprissem

Futuro do Subjuntivo

1ª Conjugação: Falar
2ª Conjugação: Comer
3ª Conjugação: Cumprir
Eu falar
Eu comer
Eu cumprir
Tu falares
Tu comeres
Tu cumprires
Ele Falar
Ele comer
Ele cumprir
Nós falarmos
Nós comermos
Nós cumprirmos
Vós falardes
Vós comerdes
Vós cumprirdes
Eles falarem
Eles comerem
Eles cumprirem


Modo Imperativo
Imperativo Afirmativo

Imperativo Negativo    


Formas Nominais do Verbo
Infinitivo Impessoal

1ª Conjugação: Falar
2ª Conjugação: Comer
3ª Conjugação: Cumprir

Gerúndio

1ª Conjugação: Falando
2ª Conjugação: Comendo
3ª Conjugação: Cumprindo


1ª Conjugação: Falado
2ª Conjugação: Comido
3ª Conjugação: Cumprido




CONSULTE ARTIGOS INTERESSANTES NA COLUNA LATERAL E CLIQUE EM VERBOS.






9 comentários: